RS após o ciclone: Defesa Civil registra estragos em mais de 30 municípios
Para segunda-feira (10), a tendência é de tempo estável em todo o Estado
Foto: Defesa Civil RS
Desde sexta-feira (7), a instabilidade provocada por um ciclone extratropical trouxe vento forte, chuva volumosa e granizo para diversas regiões do Rio Grande do Sul. Pelo menos 39 municípios registraram algum tipo de dano entre sexta (7) e sábado (8), conforme balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã deste domingo (9).
As rajadas mais intensas das últimas 12 horas foram registradas em Planalto, no Norte gaúcho, alcançando 95 km/h, de acordo com o Centro de Monitoramento do governo do Estado. Outras cidades também tiveram ventos fortes ao longo do evento.
A Região dos Vales concentrou os maiores acumulados de precipitação. Em Ilópolis, choveu 155 mm em 12 horas. Em Anta Gorda, o volume chegou a 143 mm no mesmo período; em Tapera, 128 mm. Esses totais contribuíram para alagamentos pontuais e transtornos urbanos e rurais.
Norte e Noroeste foram as áreas mais atingidas ao longo da sexta-feira. Em Passo Fundo, houve queda de árvores em pontos da região central; no bairro Zachia, casas foram destelhadas, e a Defesa Civil Municipal distribuiu lonas. Em Sarandi, as aulas em seis escolas foram suspensas na sexta (7) após queda de granizo, e a prefeitura planeja decretar situação de emergência na segunda-feira (10).
Entre os principais transtornos relatados ao órgão estadual estão destelhamentos, bloqueios em estradas e danos em redes elétricas. As equipes municipais e estaduais atuaram no atendimento às ocorrências e na distribuição de lonas para telhados afetados, com priorização de áreas mais vulneráveis.
No campo, os prejuízos iniciais se concentram em lavouras de soja, criações de aves e suínos e na produção de hortaliças, especialmente no Noroeste, Centro-Oeste e Norte.
Do ponto de vista hidrológico, as últimas 24 horas tiveram volumes acima de 100 mm em grande parte da metade Norte e picos superiores a 150 mm no Centro-Oeste e Vales. Com isso, rios apresentam tendência de elevação — entre normalidade e atenção para inundação na Região Hidrográfica do Uruguai; normalidade com estações em atenção no Guaíba; e estabilidade nas Bacias Litorâneas. A orientação é manter vigilância para enxurradas e alagamentos em áreas suscetíveis.
Neste domingo (9), a atuação de uma área de alta pressão favorece a gradativa melhora do tempo na maior parte do território gaúcho, com sol e variação de nebulosidade. Para segunda-feira (10), a tendência é de tempo estável em todo o Estado, com mínimas entre 5 °C e 14 °C e máximas de 18 °C a 29 °C, conforme o boletim hidrometeorológico estadual.